Medicamentos por via intramuscular

É a administração de medicamentos diretamente no tecido muscular.
OBJETIVOS
Depois da via endovenosa é a de mais rápida absorção; por isso o seu largo emprego.
Administrar medicamentos irritantes ao trato digestivo ou ao tecido subcutâneo.
Administração de medicamento IM pode ser bastantes dolorosas ou desconfortáveis para os pacientes, pois o medicamento penetra profundamente nas camadas musculares, que são bastante inervadas por fibras sensitivas. O profissional de enfermagem deve ter um conhecimento técnico e também compreender as ações da medicação para administrá-la de forma correta e evitar ou minimizar seus efeitos colaterais.
Na escolha do local para aplicação, é muito importante levar em consideração:
- Idade do paciente;
- Irritabilidade da droga;
- Distância em relação a vasos e nervos importantes;
- Espessura do tecido adiposo;
- Musculatura suficientemente grande para absorver o medicamento;
- Atividade do cliente;

ESCOLHA DO LOCAL
  1. Região ventro-glútea: indicada em qualquer idade
  2. Região da face ântero-lateral da coxa: indicada especialmente para lactentes e crianças até 10 anos.
  3. Região dorso-glútea: contra-indicada para menores de 2 anos, maiores de 60 anos e pessoas excessivamente magras.
  4. Região deltoidiana: contra-indicada para menores de 10 anos e adultos com pequeno desenvolvimento muscular. 
Na seleção do tamanho da agulha é preciso levar em consideração
- Idade do cliente,
- Espessura do tecido subcutâneo
- Solubilidade da droga a ser injetada.

OBSERVAÇÕES
  • Caso venha sangue na seringa, retirar imediatamente e aplicar em outro local.
  • Injeções de mais de 3 ml não devem ser aplicadas no deltóide.
  • O volume máximo para injeção IM é de 5 ml.  Volume acima de 5 ml, fracionar e aplicar em locais diferentes.
  • Estabelecer rodízio nos locais de aplicação de injeções.
  • O uso do músculo deltóide é contra-indicado em pacientes com complicações vasculares dos membros superiores, pacientes com parestesia ou paralisia dos braços, e aquelas que sofreram mastectomia.
  • A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°.
  • O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.
  • Podem ser aplicadas soluções aquosas, oleosas e suspensões.

MATERIAL NECESSÁRIO
Bandeja, rótulo de identificação, luvas de procedimento, seringa, agulha 40x12, agulha 25x7 ou 30x8, medicamento prescrito, gaze estéril, algodão, clorexidina alcoólica e álcool a 70%.

CUIDADOS RELACIONADOS
- Checar o medicamento após a sua administração e se não foi administrado circular o horário e anotar o motivo;
- Se o medicamento for dado fora do horário prescrito, checar o novo horário de administração e anotar o motivo;
- Registrar qualquer tipo de reação que o paciente possa ter após receber a medicação e comunicar ao enfermeiro responsável e/ou o médico;
- Realizar rodízio nos locais de aplicação;
- Não reencapar a agulha;
MÚSCULOS INDICADOS PARA ADMINISTRAÇÃO E VOLUME PERMITIDO EM ADULTO
  - Regiao anterolateral da coxa (vastolateral): até 4ml
 -  Região Dorsoglútea (quadrante superior externo): até 5ml.
 -  Região Ventroglútea (Hochstter): até 4ml.
  - Regiao Deltoidea (4 cm abaixo do acrômio): até 2ml.

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO
  1. Realizar a higienização das mãos;
  2. Separar o material necessário;
  3. Fazer o rótulo de identificação do medicamento, seguindo os 5 certos: paciente certo, horário certo, dosagem certa, via certa e medicamento certo;
  4. Realizar a desinfecção da bandeja com álcool a 70%;
  5. Aspirar o medicamento;
  6. Trocar a agulha (para 25x7 ou 30x8);
  7. Retirar o ar da seringa;
  8. Colocar o rótulo de identificação do medicamento na seringa;
  9. Reunir o material a ser utilizado na bandeja;
  10. Levar a bandeja até a unidade do paciente e colocá-la na mesa de cabeceira;
  11. Orientar e explicar o procedimento ao paciente;
  12. Conferir o rótulo com os dados do paciente;
  13. Posicionar o paciente de forma adequada ao procedimento;
  14. Calçar as luvas de procedimento;
  15. Expor a área de aplicação e definir o local da administração;
  16. Palpar o músculo (medição do local);
  17. Fazer a antissepsia do local com álcool a 70%;
  18. Pinçar com os dedos a pele ao redor do local da administração;
  19. Introduzir a agulha com bisel lateralizado em ângulo de 90º em relação ao músculo;
  20. Aspirar lentamente o êmbolo da seringa e certificar-se de que não atingiu nenhum vaso sanguíneo;
  21. Injetar o medicamento em velocidade constante;
  22. Retirar a agulha e a seringa em um movimento rápido;
  23. Aplicar leve compressão ao local com gaze;
  24. Deixar o paciente confortável:
  25. Recolher o material utilizado, deixando a unidade do paciente em ordem;
  26. Desprezar os resíduos;
  27. Descartar o material pérfuro cortante no Descarpax® (sem desconectar a agulha da seringa e sem reencapá-la);
  28. Retirar a luva de procedimento;
  29. Lavar a bandeja com água e sabão, secar com papel toalha e realizar a desinfecção com álcool a 70%.
  30. Realizar a higienização das mãos;
  31. Checar o horário da administração do medicamento na prescrição médica;
  32. Fazer anotação de enfermagem se houver intercorrências.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Escrever comentários
5 de janeiro de 2021 às 09:18 delete

Minha vida é linda graças a você, Mein Helfer. Senhor Jesus em minha vida como uma luz de vela na escuridão. Você me mostrou o sentido da fé com suas palavras. Sei que mesmo quando chorei o dia inteiro pensando em como me recuperar, você não estava dormindo, você era querido por mim. Contactei o centro de ervas Dr. Itua, que vivia na África Ocidental. Um amigo meu, aqui em Hamburgo, também é da África. Ela me falou sobre ervas africanas, mas eu estava nervoso. Tenho muito medo quando se trata da África, porque ouvi muitas coisas terríveis sobre elas por causa do meu cristianismo. Deus pela direção, dê um passo ousado e entre em contato com ele no e-mail e depois vá para WhatsApp, ele me perguntou se eu podia vir para tratamento ou se eu queria uma entrega, eu disse a ele que queria conhecê-lo que comprava bilhete de duas maneiras para a África Para encontrar a Dra. Itua, eu fui lá e fiquei sem palavras das pessoas que vi lá. Patentes, pessoas doentes. Itua é um deus enviado ao mundo, contei ao meu pastor o que estou fazendo, o Pastor Bill Scheer. Temos uma verdadeira batalha belíssima com o Espírito e a Carne. Adoração naquela mesma noite. Ele orou por mim e me pediu para liderar. Passei duas semanas e dois dias na África, na casa da Dra. Itua Herbal. Após o tratamento, ele me pediu para encontrar sua enfermeira para o teste de HIV quando eu o fizesse. Deu negativo, pedi a meu amigo para me levar a outro hospital próximo quando eu chegasse, deu negativo. Eu estava branco com o resultado, mas feliz dentro de mim. Fomos com o Dr. Itua, agradeço-lhe, mas explico que não tenho o suficiente para mostrar-lhe meu apreço, que ele compreende minha situação, mas prometo que ele testemunhará sobre seu bom trabalho. Graças a Deus por minha querida amiga Emma, sei que poderia estar lendo isto agora, quero agradecer-lhe. E muitos agradecimentos ao Dr. Itua Herbal Center. Ele me deu seu calendário que eu coloquei na parede de minha casa. O Dr. Itua também pode curar as seguintes doenças, HIV, Herpes, Hepatite B, Fígado Inflamatório, Diabete, câncer de bexiga, câncer de cérebro, câncer de esôfago, câncer de vesícula biliar, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin. Câncer de intestino, Câncer de rim, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos. Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer sinusal, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer de coluna vertebral, Câncer de estômago. Câncer de testículo,Câncer de garganta,Câncer de tiróide,Câncer de útero,Câncer de vagina,Câncer Vulvar,Desordem bipolar,Câncer de bexiga,Câncer colorretal,HPV,Câncer de mama,Câncer anal. Câncer de apêndice,Câncer de rim,Câncer de próstata,Glaucoma.., Catarata,Degeneração macular,Câncer de adrenalina,Câncer de ducto biliar,Câncer de osso,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Câncer de cérebro.Demência.Fraca Ereção,Feitiço do amor,Leucemia,Fribróide,Infertilidade,Doença de Parkinson,Doença inflamatória intestinal,Fibromialgia, recuperar sua ex. Você pode contatá-lo por e-mail ou drituaherbalcenter@gmail.com, ..WhatsApp número de telefone + 2348149277967 ... Ele é um bom médico, fale com ele gentilmente. Tenho certeza de que ele também o ouvirá.

Responder
avatar
MAKSIM ALEK
AUTHOR
10 de janeiro de 2021 às 22:31 delete

El cáncer colorrectal, el cáncer del intestino grueso, es el cuarto cáncer más común en América del Norte. Muchos casos de cáncer colorrectal están asociados con bajos niveles de actividad física y con dietas bajas en frutas y verduras. Las personas con antecedentes familiares de la enfermedad tienen un mayor riesgo. Me desmoroné con esta enfermedad durante 5 años y también con muchos pensamientos aterradores en mi cabeza porque estaba esperando la muerte todos los días de mi vida hasta que mi hijo vino a mí en el hospital explicándome que había encontrado un curandero de hierbas de Nigeria para curar mi cáncer colorrectal. Mi hijo me pidió que lo dejara probar porque hemos escuchado muchos estafadores que pretenden curar todo tipo de enfermedades con hierbas medicinales y algunos de ellos nunca consiguen un resultado positivo al final de todo, pero teníamos mucha confianza en este médico de hierbas, como dije que lo probáramos y me envió una medicina de hierbas para beber durante tres semanas. Estoy compartiendo este testimonio aquí para que la gente que está enferma se ponga en contacto con este hombre maravilloso, su nombre es Dr. Itua. Y su contacto es Whatsapp_+2348149277967____Email_drituaherbalcenter@gmail.com.
Él puede curar esas enfermedades como:
Cáncer de vejiga
Cáncer de mama
Cáncer colorrectal
Cáncer de riñón
Leucemia
Cáncer de pulmón
Linfoma no Hodgkin
Cáncer de próstata
Cáncer de piel
Cáncer de útero
VIH/Sida
Golpe
Herpes
Hepatitis
Hechizo de amor
Diabetes

Responder
avatar