Diferença entre Emergência e Urgência

O paciente  ao chegar na Unidade de Pronto-Atendimento ou Pronto-Socorro, passa por uma triagem, que determina se o seu estado clínico é caracterizado como Emergência ou Urgência.
Vejamos então a diferença entre Emergência e Urgência:
EMERGÊNCIA - é quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente. As situações de emergência requerem intervenção médica de imediato.
Exemplos: parada cardiorrespiratória, fraturas expostas, hemorragias muito intensas e infartos, que podem causar danos irreversíveis e até o óbito.
URGÊNCIA -   é quando ocorre  imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata, a assistência deverá ser rápida com o fim de evitar o agravamento da situação clínica do indivíduo. Costuma caracterizar casos em que a atenção é urgente, mas com prazo um pouco maior, na fase inicial de atendimento, para que sejam avaliadas as necessidades do paciente.
Exemplos: dores abdominais agudas e cólicas renais, aumento da pressão arterial, alterações no nível da glicose e hipotermia.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »